A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares Nacional Educação Física (BRASIL, 1998).
Para isso, se faz necessário abordar as diferentes etnias existentes nos países estudados e sua influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato, pois é preciso incentivar nossos discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a tolerância”, “cultura da paz” e “respeito às diferenças culturais” entre povos, etnias, nações (LOPES, 1999).
- VOLEIBOL
O esporte é uma das propostas da Educação Física Escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização estática ou estética do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
- FUTSAL
Nesta modalidade é obrigatório o uso do uniforme completo: camisas numeradas e da mesma cor, meiões e calções da mesma tonalidade, caso a turma não apresente com uniforme deverá usar um colete. Não será permitido o uso de tênis com travas no solado, em casos de falta de um dos itens do uniforme poderá participar somente com aprovação do Arbitro Responsável pela partida.
- PERBOLIM
Oficialmente, o nome utilizado no Brasil para designar esse esporte é o “pebolim”, o que não impede que em determinadas localidades seus praticantes, profissionais ou não, o chamem de totó (no Rio de Janeiro e parte do Nordeste), Fla-Flu (no Rio Grande do Sul) ou até mesmo pacau (em Santa Catarina).
- XADREZ
O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.
- TENIS DE MESA
Nesta modalidad, o tênis de mesa, também chamado de ping-pong, é um esporte criado na Inglaterra, no século XIX. É um dos esportes mais populares que existem, chegando a um número estimado de cerca de 300 milhões de praticantes em todo o mundo.
O jogo, que é uma adaptação do tênis de quadra, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a área de jogo (mesa). O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo.
- QUEIMADA
Nesta modalidade cada equipe poderá iniciar o jogo com no mínimo 06 atletas; porém, para efeito de número e tempo de jogo, o atleta só poderá participar da partida se estiver presente no início, caso chegue com o jogo em andamento não está autorizado a participar. Cabe a cada equipe decidir o número máximo ou mínimo de atletas, não cabendo vida a equipe que não estiver completa.