Número de Países: 29 (África do Sul, Argentina, Australásia, Bélgica, Brasil, Canadá, Checoslováquia, Chile, Dinamarca, Egito, Espanha, EUA, Estônia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Índia, Itália, Iugoslávia, Japão, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Suécia, Suíça)
Número de Atletas: 2626, sendo 65 mulheres.
Modalidades: atletismo, boxe, cabo de guerra, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, hóquei sobre o gelo, lutas, natação, patinação artística, pentatlo moderno, pólo, pólo aquático, remo, rugby, saltos ornamentais, tênis, tiro, tiro com arco, vela.
Local: Antuérpia – Bélgica
Maior medalhista: EUA – 95 no total, sendo 41 de ouro, 27 de prata e 27 de bronze.
A I Guerra Mundial impediu a realização dos jogos de 1916, anteriormente marcados para Berlim.
A Alemanha, a Áustria, a Hungria, a Bulgária e a Turquia foram proibidas de participar por sua posição durante a I Guerra Mundial.
Em Antuérpia, o Brasil fez a sua estreia nos jogos Olímpicos, deixando marcada sua presença ao conquistar três medalhas, uma delas de ouro, no tiro.
O atirador e oficial do Exército Brasileiro Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, no tiro, modalidade pistola rápida, na estreia do país nos jogos. Paraense conseguiu a façanha com uma pistola emprestada de seu adversário norte-americano, pois as levadas pela equipe brasileira foram roubadas durante a viagem de navio até a Bélgica. O Brasil também ganharia mais duas medalhas no tiro: uma de prata com Afrânio da Costa e uma de bronze, por equipes.
O italiano Nedo Nadi realizou um feito nunca mais igualado nos jogos ao conquistar cinco medalhas de ouro entre as seis modalidades da esgrima.
A nadadora norte-americana Ethelda Bleibtrey ganhou três medalhas de ouro nas três provas da natação feminina, quebrando o recorde mundial em todas elas.
Estes jogos viram o aparecimento daquele que seria um dos maiores atletas de todos os tempos: o corredor finlandês Paavo Nurmi.
GAZETA
Assinado, em 28 de julho de 1919, o Tratado de Versalhes, que definiu a paz e encerrou definitivamente a Primeira Guerra Mundial.
Reúne-se o conselho da Liga das Nações, precursora da ONU, em 28 de abril de 1919.
Após a Revolução Russa de 1917, é criada em 1922 a União Soviética.
Pancho Villa (José Doroteo Arango) se entrega em 1920, anunciando o fim da Revolução Mexicana iniciada em 1910.
FONTE: http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/os-jogos-olimpicos-da-era-moderna/1920-antuerpia/