Período: 04 de maio a 27 de julho de 1924.
Número de Países: 44
Número de Atletas: 2956, sendo 136 mulheres.
Modalidades: atletismo, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo, pólo aquático, remo, rugby, saltos ornamentais, tênis, tiro, vela.
Local: Paris – França
Maior medalhista: EUA – 99 no total, sendo 45 de ouro, 27 de prata e 27 de bronze.
Foi a primeira transmissão radiofônica das provas.
Foi também a primeira vez que os atletas se instalaram numa pequena vila olímpica, formada de várias pequenas casas de madeira.
A prova dos 100 metros rasos foi ganha por um inglês, Harold Abrahams, pondo fim a uma longa invencibilidade norte-americana na mais popular das provas do atletismo. A história desta prova e de seu campeão foi levada aos cinemas em 1981 no filme Chariots of Fire (Momentos de Glória em Portugal e Carruagens de Fogo no Brasil), que conquistou quatro Oscars, entre eles o de melhor filme, e transformou a música tema, do grego Vangelis, no hino de todos os corredores do mundo.
Paavo Nurmi, o fantástico corredor finlandês conhecido como Homem-Relógio, por ter o costume de correr com um relógio na mão controlando o tempo de cada uma de suas voltas, conquistou cinco medalhas de ouro no atletismo.
O estudante norte-americano Johnny Weissmuller, de 20 anos, conquistou três medalhas de ouro na natação e uma de bronze no pólo aquático. Anos depois, se tornaria um dos maiores astros de cinema do mundo e ícone de uma geração, ao fazer o papel de Tarzan em doze filmes de Hollywood.
GAZETA
Uma onda republicana tomava conta da Europa, levando Grécia, Albânia e Turquia a se proclamarem repúblicas.
Em São Paulo eclodia em 1924 a Revolta Paulista, a segunda do Movimento Tenentista e foi o maior conflito bélico registrado na cidade, durando 23 dias.
Na União Soviética, Stalin começava a sua campanha para substituir Lênin, morto naquele ano de 1924.
O Partido Fascista ganhou a eleição de abril de 1924 na Itália.
FONTE: http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/os-jogos-olimpicos-da-era-moderna/1924-paris/