Os jogos interclasse têm como objetivo incentivar
a prática da atividade física como um dos elementos fundamentais para a
qualidade de vida dos alunos; estimular a integração, a confraternização e a
cooperação entre alunos, assim como colocar em prática as orientações
referentes aos cuidados e preservação com o meio ambiente, observando a
produção, descartes e tratamento do lixo na escola, na comunidade e na
sociedade em geral.
— Clique aqui para visualizar tabela de divisão de equipes.
— Clique aqui para visualizar a tabela da competição.
— Clique aqui para visualizar a tabela da competição.
Demonstrar que
o futsal quando ministrado pelos professores nas aulas de Educação Física em
escolas com técnicas adequadas, fará com que todos os alunos participem das
aulas com prazer e satisfação no que estão executando.
1) Clique aqui para visualizar a ficha de inscrição...
2) Clique aqui para visualizar tabela de divisão de equipes.
2) Clique aqui para visualizar tabela de divisão de equipes.
O trabalho desenvolvido pelos professores de
Educação Física no Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia DF é o voleibol
sendo um dos tipos de movimento que possa preencher o tempo livre dos alunos,
enriquecer o seu acervo de sua memória motora, promover discussões sobre a
variedade de movimentos possíveis para o corpo humano. Além destes de ser
utilizado para recreação, possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos
teóricos sobre os seus aspectos técnicos e táticos de jogos relacionados às
ações de jogos e existindo a possibilidade de um bom desempenho por parte do
aluno em que ele possa melhorar nessa atividade esportiva buscando uma carreira
nessa modalidade esportiva.
O Tênis de Mesa
é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de
jogadores. Também chamada de Pingue-Pongue e Mesatenismo, a modalidade teve seu
início na Inglaterra (Século XIX) e inicialmente foi chamado de ping pong, mas
alguns anos depois se tornou uma Marca Registrada e foi convencionado se chamar
de Tênis de Mesa. Ainda é considerado um esporte com a bola mais veloz do
mundo, cuja raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito.
O esporte se
tornou popular no início e 1921 data esta que marcou a criação da Associação de
Tênis de Mesa e a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), no ano de
1926. O primeiro Mundial foi no ano seguinte, na cidade de Londres e o esporte
se tornou uma modalidade olímpica em 1988. Tempos depois, no ano de 2000, houve
uma modificação no formato das bolas, que foram oficialmente substituídas pelo
formato de 40 mm (antes de 38 mm), com o objetivo de aumentar a resistência que
o ar aplica sobre a bola durante o jogo, tornando-o mais lento.
As regras do
esporte são específicas, uma partida é disputada em Sets ímpares, os torneios
no âmbito nacional possuem o padrão de disputa com um melhor de 5 Sets e os
internacionais cujo limite é de 7 sets. Vence a partida o jogador que ganhar 3
ou 4 Sets. A contagem do Set é feita até 11 e se houver empate, será somado
mais dois pontos de vantagem. Para iniciar o jogo, começa com o saque de um dos
adversários e segue a marcação da
pontuação geral.
Com as
brincadeiras da queimada nos jogos interclasse o aluno reconhecerá como uma manifestação
cultural dos jogos populares, as diferentes formas de jogar e possibilitando a
reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras. Dentro do contexto
escolar, o aluno perceberá quais as atitudes individuais e coletivas ocorrem
durante o jogo e a forma de interação social e suas regras como forma de
mediação de conflitos.